quarta-feira, 3 de março de 2021

RITA QUEIROZ PREPARA VÍDEO DOCUMENTÁRIO COMO MESTRA DA CULTURA POPULAR

 

RITA, A MESTRA DA CULTURA

Em um dos editais, o 081,  voltado para a arte popular, a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) divulgou um chamamento para a primeira edição do Prêmio Mestre Aluízio Guedes, uma premiação para mestres e mestras da cultura popular de Rondônia, a fim de  atender os editais emergenciais da Lei Aldir Blanc. Baseada na sua vivência com a cultura e a arte popular, Rita Queiroz apresentou uma proposta que foi classificada e está produzindo um vídeo documentário  intitulado  Artista Plástica Rita Queiroz - A jornada da cabocla em Rondônia e um portfólio, como exige o projeto.

De acordo com o regulamento, este prêmio é dedicado à pessoa física que seja herdeira dos saberes da cultura popular, que detenha notório conhecimento, longa permanência na atividade, e que seja reconhecida por sua própria comunidade como referência na transmissão de saberes, celebrações ou formas de expressões da tradição popular em suas diversas categorias.


O saber não ocupa lugar,  Mestra Rita Queiroz  (Foto da galeria do site da artista)

Rita Queiroz faz jus ao prêmio porque é considerada por muitos como uma das mais importantes artistas plásticas do estado de Rondônia. Possui efetiva participação em inúmeros projetos socioculturais, e tem contribuído significativamente para a democratização dessas atividades em escolas, praças públicas, presídios e hospitais psiquiátricos. Em várias oportunidades trouxe para Rondônia profissionais de outros estados, impulsionando a disseminação do conhecimento e o intercâmbio cultural.

Com o apoio do Ministério da Cultura, seu último projeto foi a implantação de um Ponto de Cultura no Seringal Santa Catarina, às margens do Rio Madeira, que atendeu moradores da região. E, com o objetivo de beneficiar a comunidade ribeirinha, promoveu inúmeras atividades  com foco na inserção social e sustentabilidade.

No decorrer de sua carreira realizou inúmeras exposições no Brasil e no exterior sempre divulgando uma imagem positiva do Estado de Rondônia e a representatividade da Amazônia em suas obras. A maioria de suas iniciativas ocorreu com recursos próprios e sem fins lucrativos.

Além disso,  manteve ativa participação nos movimentos culturais do Estado nas últimas décadas, o que a habilita a receber o título de  Mestra. Com seu trabalho de  produção artística, tendo como tema principal a Amazônia e os ribeirinhos, ensinou a muitos sobre o resgate e a preservação da história da região.

A empatia de Rita com a população mais carente  fez dela uma pessoa querida e admirada não apenas no meio artístico, mas pela mídia, por políticos, escritores, professores, jornalistas, bem como pela comunidade em geral. Rita Queiroz, ao difundir seus projetos socioculturais, vem contribuindo muito para a formação social, cognitiva e produtiva do Estado de Rondônia.

 

Aluízio Guedes

Aluízio Batista Guedes, que dá nome ao prêmio, é reconhecido como menestrel da cultura popular. Atuante e grande defensor do folclore e em especial, da brincadeira de boi-bumbá em Porto Velho. Atuou como Amo Mor do Boi Diamante Negro, compositor, professor, folclorista, além de fundador de grupos folclóricos. Também era  radialista e músico cultural. Ocupou a cadeira de presidente interino da Federação de Quadrilhas de Rondônia.

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário