quarta-feira, 3 de março de 2021

A DAMA DOS PINCEIS ADERE AO MUNDO DIGITAL

 

Além da sabedoria na cultura regional ela agora também é digital. Nossa artista número um da Amazônia parte para realização de lives e prepara livro para o  próximo mês.

  

Do Seringal de Catarina, às márgens do grande Madeira, para as mídias sociais, esta é Rita Queiroz nossa beradeira mais famosa.

Aos 84 anos, a artista plástica Rita Queiroz também está aderindo ao mundo digital. Não que ela estivesse fora dele, afinal pra quem tem um site com centenas de acessos,  navega no facebook e interage com pessoas de todos os lugares e conversa com dezenas de outras no whatsapp ela está mais que digital. Só que agora obteve a classificação em projetos nos editais da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel)-Lei Aldir Blanc, a publicação de um livro e a realização de lives. Empolgada, Rita diz que apresentação das  lives serão transmitidas ao vivo através de plataformas digitais ou streaming e canais de transmissão com vídeos gravados. O trabalho e a vida da artista são os pontos de partida para este novo empreendimento.

 

A primeira live será sobre o Ponto de Cultura - Projeto Arte e Vida Rio Madeira por Rita Queiroz. Apresentação do projeto realizado nas comunidades ribeirinhas no baixo-Madeira pela artista plástica, contextualização com o cenário atual de inserção das artes plásticas e valorização da cultura para essas comunidades, suas características e importância na estruturação do território regional. A artista receberá como convidada a arquiteta e urbanista Ana Rita Ribeiro de Queiroz.

 

A segunda live será sobre a Exposição Andando pelas Picadas-Coleção Descamação Celular que está no Museu da Memória Rondoniense, em Porto Velho. “Vamos fazer um passeio pela exposição”, explica Queiroz. Toda coleção Descamação Celular e outros pertences da artista, em especial os inerentes a sua vida profissional, foram  doados por ela para o Governo de Rondônia através da Lei nº 3964, o acervo é composto por obras de arte, instalações, premiações, literatura de parede, jornais, publicações e fotos que registram a trajetória da artista e o cenário cultural de Rondônia nas últimas quatro décadas. O city-tour acontecerá com narrações da artista, através de uma visita guiada. Ao final da apresentação serão realizados comentários e debates acerca das dificuldades enfrentadas em função da pandemia na inserção e valorização da cultura no cenário urbano de Rondônia.

 

Nesta terceira live  será feita a apresentação de um projeto urbanístico para exposição ao ar livre da Coleção Lendas da Amazônia pela artista plástica  e pela arquiteta e urbanista Ana Rita. A live terá como objetivo a apresentação de propostas para projeto de intervenção urbana na cidade de Porto Velho, através de uma exposição ao ar livre em pontos de passagem do usuário na cidade, com maquete eletrônica (visualização 3D). Debate em torno do cenário pandêmico, trazendo alternativas para democratizar e dinamizar o acesso à cultura.  Quanto ao livro, Andando pelas Picadas – Arte e Vida da Artista Plástica Rita Queiroz, tem o lançamento previsto para abril. “Estamos trabalhando muito. São mais de 40 anos de atuação e o livro não cabe tudo”, diz com entusiasmo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário