quarta-feira, 3 de março de 2021

MOSTRA DE ARTE OFERECE VISITAÇÃO VIRTUAL À COLEÇÃO DESCAMAÇÃO CELULAR DE RITA QUEIROZ

 

Mostra vai possibilitar o passeio virtual para que um grande público conheça a Exposição Andando pelas Picadas - Coleção Descamação Celular da artista plástica Rita Queiroz

A tecelagem era uma prática comum entre as mulheres beiradeiras

Um ano da pandemia causada pela  Covid-19, um ano sem visitação ao museu, mas quem não teve a oportunidade de conferir presencialmente a Exposição Andando pelas Picadas – Coleção Descamação Celular poderá fazê-lo virtualmente por meio do Projeto Mostras de Artes em um projeto de parceria da artista Rita Queiroz com a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),  edital 80 – Lei Aldir Blanc. As obras da artista, doadas para o Estado, estão no Museu da Memória Rondoniense em exposição permanente desde 2016.

O acervo é composto por telas, painéis,  instalações, premiações, literatura de parede, jornais, livros, revistas e fotos que registram a trajetória da artista e o cenário cultural de Rondônia nas últimas quatro décadas. A artista realizará visita guiada com explanação da concepção da todas as obras e ações interativas com as instalações ao final de cada Mostra. Durante os eventos ocorrerão entrevistas, visitação à vitrine de premiações, divulgação de publicações que fazem parte do contexto da exposição, relatos de experiência sobre projetos sócios culturais e apresentação do Portfólio. Na sala de pesquisa haverá projeção do site da artista, com instruções para navegação. Todas as exibições acontecerão em ambiente virtual.

Os objetivos são vários, entre eles o de contribuir para o fomento de atividades no campo das artes visuais e da cultura durante o período de pandemia do coronavírus; democratização das produções artísticas, viabilizando acesso as Mostras Culturais, por meio da utilização do ambiente virtual; beneficiar o público com um produto de conteúdo relevante e efeito multiplicador, com potencial para ser utilizado em ações educativas, de capacitação e de pesquisa; preencher lacunas constatadas na área, visto que o isolamento social tem impossibilitado o acesso do público  à exposição e impedido o contato da artista com seu público.

 

Confeção de renda para uso nas vestimentas e enfeites nas casas também eram muito utilizados pelas famílias que viviam ao longo do Rio Madeira, lagos e igarapés 

As Mostras são destinadas a todo público, mas podem despertar  especial  interesse em estudantes, educadores, gestores culturais, ambientalistas, historiadores, artistas, jornalistas e pesquisadores do tema.

 

O acervo carrega consigo oportunidades de conhecimento e reflexão para a maioria das faixas etárias nos mais diversos contextos. “Os benefícios da realização do projeto para a população são de ordem cultural, social e lúdica, podendo ter impacto psicológico muito positivo durante este período de enfrentamento da pandemia”, destaca Luna Pini, coordenadora do projeto.

Rita Queiroz é considerada uma das artistas plásticas mais expressivas da Amazônia, não apenas pelas obras de arte, mas também por ser pioneira no movimento cultural desde a década de 70. Tendo participado  voluntariamente  de projetos sócio culturais pelos quais  conquistou grande empatia do público. Trata-se de uma artista de 84 anos, com inúmeras exposições no Brasil e no exterior e com  várias premiações, e que sempre promoveu a imagem positiva de Rondônia por onde passou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário