quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

KARITIANA EXPÕE ARTESANATO NA SETE DE SETEMBRO


Colares e brincos de sementes de açaí e  abacaba  

A produção e venda de artesanato tem sido o meio de vida de muitos indígenas que têm trocado as aldeias pela vida urbana. Raimunda Karitiana é uma dessas. Juntos, ela e a família produzem artesanato  para uso pessoal e peças decorativas. 

Dona Raimunda Karitiana é uma indígena da etnia karitiana, como seu nome já diz. Junto com a família ela mora em Porto Velho e trabalha com artesanato indígena. Suas peças ficam expostas na avenida Sete de Setembro, em frente à Galeria do Clube Ferroviário.

Maracas feitas com coco, cabaça e coco de anta

Brincos, maracas, prendedores de cabelo e cocares são alguns dos produtos produzidos e comercializados por  ela, cujos preços variam de 10 a 800 reais.

Sementes de abacaba, açaí, pedras de jarina, naja, coco, goiaba de anta, penas de mutum e arara são algumas das matérias primas utilizadas.





Brincos

Os índios karitianos vivem no município de  Porto Velho. A aldeia central está localizada a cerca de 100 km da cidade, lá vive a maioria da etnia, que hoje, de acordo com a Funai tem pouco mais de 300 pessoas.  Devido a proximidade da cidade com a aldeia é muito comum a presença deles na cidade, especialmente na região do Centro.


A karitiana Raimunda e seus cocares de com penas de mutum e de arara

 Quem estiver interessado em artesanato indígena pode também pode procurar d. Raimunda em casa, no bairro Baixa União, próximo a Feira do Produtor. Ou entrar em contato pelo telefone (69) 99299-2154.


Os artesanatos são vendidos na avenida Sete de Setembro em Porto Velho



Nenhum comentário:

Postar um comentário