segunda-feira, 8 de março de 2021

NICO, A HORA DO NOSSO ADEUS

 Antônio de Freitas Tavares Neto, o zero-um de Jorge Anceto Thomaz e Anna Tavares Thomaz, agora livre da dor e do sofrimento da vida terrena. 

               

Ontem, dia 07 de março de 2021 por volta das 15h30 recebi a notícia da morte do meu irmão mais velho, Antônio de Freitas Tavares Neto, ou simplesmente Nico para os de casa. Meu irmão estava com 72 anos, completados em 30 de novembro passado, sempre que pensava na idade dele, quase não acreditava que eu tinha um irmão com mais de 70 anos. Sinal de que o tempo também está passando para mim.

Desde então ando inquieta, e creio que o que vai me tranquilizar será esta pequena e despretensiosa crônica. Comentar sobre o luto alheio é uma coisa, mas quando ele está na sua própria família é outra história. Mil lembranças vêm à mente. Memórias da infância, adolescência e juventude.  Um turbilhão de coisas sobe ao coração. Lembro-me do início namoro dele com a minha cunhada há 50 anos. A apresentação dela à família. O início da construção de uma casa que nunca foi concluída para a moradia do casal. Aliás, só foi feito o alicerce, um alicerce forte que possivelmente resista até os dias de hoje.


Antônio e Idelci

Meu irmão tinha acabado de concluir o curso de pedreiro, que ele fez depois de uma forçação de barra da nossa mãe. Ele trabalhava como cobrador de ônibus da empresa União. Foi fazendo uma das linhas da empresa que  conheceu a Idelci, sua esposa. Minha mãe entendia que ele não poderia permanecer como trocador de ônibus era assim que se falava naquele tempo, precisava de uma profissão mais estável. Ela, boa ouvinte de rádio como era, ouviu sobre um curso de pedreiro, entre outros e se encarregou de acompanhar meu irmão para se matricular. Foi uma boa escolha. Ele concluiu o curso e com o  passar dos anos se tornou um exímio profissional, um artista na verdade. Gostava de trabalhar sozinho. É bem verdade que demorava, mas  quem o contratava dizia que valia a pena esperar.

Em determinado período, acho que cansado e desgastado com a profissão, virou camelô. Foi trabalhar em Madureira. Ganhou um pouco mais, mas por fim voltou à atividade anterior. Há  uns três anos fez sua última obra, uma reforma na casa de outro dos nossos irmãos, contratada pouco antes do seu falecimento em 2018.


Uma das muitas casas construídas por Antônio
Uma das muitas casas construídas por Antônio

Quando solteiro, Nico gostava de bicicleta e de rádio. Sempre mantinha sua bike impecável e sempre cheia de acessórios, nada muito chamativo, mas que lhe dava um diferencial. Não lembro do tipo de música que gostava, mas lembro que tinha uma vareta presa no telhado, na parte interna, a casa não tinha forro, que era para aplicar o corretivo em mim e no caçula, mas acho que nunca foi usada, era mais um tratamento preventivo, quem corrigia mesmo era a dona Anna, nossa mãe. Curiosa, como sempre eu vivia bisbilhotando os armários dele e dos outros irmãos. Nunca achei nada demais, a não ser uma coleção de livros de orientação sexual para jovens. Parecia mais um livro de Ciências, como aqueles usados no antigo Ginásio.

Acho que eu tinha uns 11 anos quando ele levou meu irmão mais novo no Jardim Zoológico, na Quinta da Boa Vista. Ele não queria que eu fosse, mas me arrumei e fui seguindo eles dois. Embarquei e desembarquei do trem e ele só falou comigo, como admitindo a minha presença, quando já estávamos lá na Quinta da Boa Vista.

Mais um pedaço da nossa história que se vai. Seu legado são seus dois filhos Luciano e Elizabeth que geraram filhos e netos. Luciano tem sete filhos, parece  que fez um bom trabalho e quatro netos. Betinha tem três filhos e quatro netos.

Sua morte não foi causada pelo Covid-19, digamos que foi antecipada pela falta de atenção devida dos profissionais da saúde pelos quais ele vinha passando desde o início de 2020. Depois de um ano de vai e vem, na manhã do dia de sua morte foi anunciado o terrível diagnóstico: seu Antônio tem metástase. Daí para o fim foi só questão de horas. Agora só nos resta à saudade e a ausência de mais um membro na foto da família.

Em tempos de pandemia as famílias já não se despedem de seus ante queridos como antes, mas Antônio teve o privilégio de urna aberta e acompanhamento até o  fechamento do túmulo. Também contou com a presença de familiares, não muitos, mas alguns estavam lá. Uma rápida cerimônia religiosa e a informação do responsável de que Antônio aceitara Jesus como Salvador já perto do fim, como o ladrão da cruz, que ouviu de Jesus a promessa de que estaria com ele no paraíso naquele mesmo dia.  Agora estou tranquila.


Antônio e Anna, a alegria do filho mais velho


4 comentários:

  1. Oh minha amada irmã que tristeza, meus sinceros sentimentos que Deus conforte e console amigos e familiares. Deixo aqui o meu abraço à você, Raíssa e toda família.

    ResponderExcluir
  2. Emocionante. Que Deus o receba com muita luz. Bjo carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã o bom da vida é esse legado de feitos e lembranças do que fizemos e deixamos mas meus sinceros sentimenros a vc e seus familiares e amigos que Deus nos abençoe grandemente saúde e paz do senhor Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  4. Minha irmã o bom da vida é esse legado de feitos e lembranças do que fizemos e deixamos mas meus sinceros sentimenros a vc e seus familiares e amigos que Deus nos abençoe grandemente saúde e paz do senhor Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir