terça-feira, 5 de junho de 2018

Voluntários do CatAÇÃO limpam Ramal Maravilha II

Lago Maravilha, um pequeno paraíso logo após a ponte sobre o Rio Madeira, a caminho de Humaitá (AM) Foto: Alice Thomaz

Localizado na margem esquerda do Rio Madeira o Lago Maravilha reserva um lugar de tranquilidade e ar puro. Tucunaré é a espécie de peixe mais procurada na região, mas como diz o presidente da Associação de Moradores, Miguel Pinto da Silva, há muitas outras espécies e se não tem Tucunaré, o pescador não passa aperto.
O problema é que visitantes e moradores tiram o peixe e deixam para trás a sujeira. Pensando em resolver o problema e ensinar à comunidade e aos demais que desfrutam dos benefícios do lago, a manterem a área limpa e preservada, um grupo de voluntários formado por servidores municipais e estudantes universitários e a tantos quantos quiserem se juntar a eles fomentaram o projeto CatAÇÃO, que tem como proposta orientar as comunidades a proteger o meio ambiente de resíduos e ao mesmo tempo tirar proveito financeiro do que não serve mais.
A primeira ação do grupo foi no Ramal Maravilha II, uma área rural próxima do Centro de Porto Velho, onde cerca  90 famílias, a maioria oriunda do grupo de moradores  desabrigados pela cheia do Rio Madeira em  2014, vive atualmente. A limpeza aconteceu no sábado passado, dia 02 de junho, quando 19 voluntários protegidos por luvas e tênis se aventuraram na limpeza da rua principal do bairro até a beira do lago.

                                                  Limpeza na beira do Lago Maravilha  (AT)
                               Retirada do lixo da rua Principal que liga a comunidade ao lago (AT)


                                                    Separação do resíduo coletado  (AT)

Foram recolhidos cerca de 60 quilos de resíduos, entre plástico (a maior quantidade com 37 quilos), alumínio, papelão, tecido, ferro, vidro, entre outros.
O lixo recolhido na Comunidade Maravilha somou 60 kg
Participaram deste primeiro  evento os seguintes voluntários: Noeme B. Parente, Tatiane F. Medeiros, Maria Célia   P. Eusébio, Telma F. da Silva, Maria do Socorro F. da Costa, Júlia G. Bezerra, Bruno M. Pereira, Kassie K. S. Pereira, Maria Jardey  J. Gonçalves, Wever F. de Sousa, Alessandra G. Bitencourt, Alessandra Meneses, Carime Afonso S. Leite, Stephanny A. G. Saraiva, Camila A. S. Rosa, Miguel Pinto Silva, Lívia L. Santos, Raísa Tavares e Alice Thomaz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário