segunda-feira, 14 de maio de 2012

DESVENTURAS DA FUNÇÃO PÚBLICA

Executivo, Legislativo e Judiciário. Qual a principal diferença entre os três poderes?
Você pode fazer uma enorme relação para comparar os três e dizer em que um ou outro supera o terceiro e formular teses maravilhosas sobre as diferenças. Difícil é não dizer nada.
Tem sido assim há muito e em todas as esferas governamentais. Na hora de falar em privilégios o Judiciário e o Legislativo, que não geram riquezas, mas grandes despesas esmais tão sempre à frente.
E o Executivo, bem como os seus servidores que se danem.
O Juciário diz "preciso de verba para isso, para asquilo" e lá vai o dinheiro. Rondônia hoje tem um dos tribunais de justiça mais bem qualificado do país, pelo menos é o melhor em termo de informatização, ultrapassando de longe Estados infinitamente ricos em recursos humanos e financeiros. Mde estado as não produz um centavo de receita para o desenvolvimento do Estado. Mas compare as instalações, os equipamentos do Judiciário com a quase miséria do Executivo pra você ver.
Há secretarias de Estado e autarquias onde não há cadeira, mesa ou computador disponível para o servidor trabalhar.
Um dia desses ouvi de uma servidora que se quisesse trabalhar em determinado órgão, que levasse o computador de casa.
É incrível como as coisas mudam. Ao invés de trabalhar para receber, ter-se que contribuir para trabalhar.
Mas o dr. Confúcio Moura disse que vai melhorar. Espero.
Acho que ele também sende a discriminação que o Executivo sofre. Pena que não possa mais expressar os seus sentimentos no blog do Confúcio, que era pauta para toda redação.
Salas bonitas,  pisos de primneira linha, as cores  mais belas, etc etc. Magistrados com belos e finos ternos, servidores bem trajados, salários que reclamam defasados, mas qjue em muito superam as remunerações dos servidores de carreira do Executivo.
Fale das diferenças que vocês quiserem porque aqui estou defendendo apenas o meu pirão. Nem reclamo por salário, por que  dizem eles, "é tempo de segurar a boca do cofre", a receita está cain do demais a cada mês e se continuar assim, promete um tunel bem escuro mais à frente.  Gostaria que as verbas fossem melhor divididas. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra e que no Executivo  pudéssemos ter condições dignas de trabalho, como ter uma sala refrigerada, equipamentos e outras coisas que são essenciais para se trabalhar bem e com satisfação.
Na verdade, nem é necessário que uma multidão leia este relato, afinal não é para qualquer um, mas é para quem, como eu, gosta de trabalhar, mas que fica triste e indignado pela falta de condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário