sexta-feira, 28 de maio de 2010

EM BUSCA DA FELICIDADE


Quem não quer ser feliz, ou estar feliz? Penso que felicidade é um estado d'alma.
O homem procura a felicidade porque nasceu para ser feliz. Agora, diversos grupos sociais mobilizam-se para transformar a busca da felicidade em lei constitucional. O anunciador da idéia, senador Cristovam Buarque-PDT/DF, faz questão de enfatizar que não se pretende incluir a felicidade em si como direito constitucional, mas a busca pela felicidade.
A felicidade é algo inerente ao homem. Quando Deus o formou, o fez para ser feliz, por isso, providenciou para que todas as suas possíveis necessidades fossem atendidas. Leia o princípio do livro de Gênesis.
Inclusive um contato direto com Deus sem intermediação.
As atitudes do homem restringiram o acesso direto à felicidade. E deu no que deu. Mas ainda assim Deus estabeleceu novos concertos (é assim mesmo) e o homem pode escolher se deseja ser feliz ou não.
Na bíblia felicidade é designada como bem-aventurança. Senão, vejamos:
O que é preciso para ser feliz?
Temer ao Senhor. (Amar, obedecer, conhecer) e andar nos seus caminhos. (Caminhar de acordo com a sua vontade).
Qual o resultado?
Comerás do trabalho das tuas mãos. (Provedor do próprio sustento – saúde, disposição, inteligência, capacidade). Feliz serás e te irá bem. (Ai esta, ser feliz enquanto estiver temendo e andando no caminho).
Tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa. (Família bem constituída).
E os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. (Quem não sonha com uma família vivendo em harmonia? Os filhos são a garantia de que não estivemos aqui em vão).
Esta é só uma curta citação do salmo 128. Mas há muito mais, é só buscar.
Será que para se encontrar a felicidade precisamos que ela esteja explicita na Constituição?
Os cancioneiros de todos os tempos cantaram e continuam cantando sobre o tema, que de tão vasto não se pode concluí-lo. Um deles dizia que a felicidade não existe, o que existe na vida são momentos felizes. E ai?
Se mediante a lei de Deus está complicado, imagina então na lei dos homens?


Nenhum comentário:

Postar um comentário