Exposição do Acervo do MASP
OBSESSÕES DA FORMA – ESCULTURAS DA COLEÇÃO MASP
De 19 de fevereiro a 27 de março de 2011
1º e 2º subsolos do MASP – Galeria Clemente de Faria
Com 50 obras de mestres da arte tridimensional do século 19 aos dias de hoje, além da dupla de guerreiros chineses em terracota, o MASP abre a programação 2011 com uma mostra de seu acervo de tridimensionais, contemplando obras de Renoir, Degas, Brecheret, Felícia Leirner, Calder, Giorgi, Rodin, Ianelli, Duke Lee, Jim Dine e outras dezenas de artistas reverenciados em todo o mundo.
Serviço Educativo
VISITAS TEMÁTICAS PARA O PÚBLICO
Programa de visitas oferecido pelos educadores do Serviço Educativo, ao visitante individual.
Exposição Romantismo
(2º andar) |quartas-feiras das 11h15 às 11h45 |
Orientação: Adriana Puzzilli
O Romantismo como sentimento oceânico, nas artes visuais, pode assumir diferentes resultados. Esse pressuposto será examinado durante visita panorâmica à exposição.
Quatro Bailarinas em Cena, de Degas
(2º andar, exposição Romantismo)| quartas-feiras das 12h às 12h15 Orientação: Adriana Puzzilli
O interesse pelo registro do movimento, sobretudo em personagens como banhistas e bailarinas, será o tema desta visita. A atenção que Degas reservou para a idéia de flagrante na captação da imagem será mais bem compreendida com o exame do contexto histórico em que viveu o artista.
A Virgem com o Menino de Pé, Abraçando a Mãe (Madonna Willys), de Giovanni Bellini (2º andar, exposição Deuses e Madonas)
(sexta-feira, das 11h15 às 12h15) Orientação: Miriam Lustosa
A obra do pintor italiano será estudada no contexto em que se situa na mostra Deuses e Madonas, exposição que faz distintas referências à representação da idéia de sagrado em várias épocas e culturas.
O Serviço Educativo também oferece Visitas Orientadas para grupos, com ou sem Ateliê.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
A PREVIDÊNCIA DE TODOS NÓS
"A previdência é como a vida. Ninguém quer que chegue ao fim".
A frase é minha mesmo. E cada dia, o que se vê é mais e mais cientistas se dedicando à estudos para proporcionar um prolongamento da vida do homem sobre a terra.
Na previdência, não é diferente. É fundamental o seu estudo e isso tem sido levado muito a sério por técnicos.
Economistas, matemáticos, estatísticos, atuários, contadores, legisladores entre tantos outros profissionais que têm buscado fórmulas para modernizar a previdência e torná-la cada dia mais viável.
O cálculo atuarial é uma ferramenta excepcional quando o assunto é previdência. Por ele, calculam-se muitos dados, entre eles, quanto será o desembolso do ente previdenciário para manter seus aposentadados e pensionistas ao longo dos anos, quando a força de trabalho de muitos já estiver se esvaído.
A Caixa Econômica Federal, considerada a líder do mercado em matéria de cálculo atuarial, reúne em sua carteira um grande elenco de institutos previdenciários, inclusive o nosso IPERON, de Rondônia. E no dia 10 de fevereiro reuniu profissionais e gestores de institutos locais para reforçar a lição da importância do cálculo no desenvolvimento da previdência.
De Brasília vieram o atuário Adilson Costa e o gerente nacional Milton Córdova Júnior.
Em Porto Velho, o gerente regional, Wilson Alves de Souza Filho, comandou a reunião. Segundo ele, é muito importante que os novos gestores e servidores investidos em funções com afinidades previdenciárias conheçam os segredos do cálculo previdenciário. "A capacitação é fundamental para estes profissionais", ressalta.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
HORA DA DESPEDIDA
Dias desses o Vitor era um bebê que teve o apoio de uma “tia” para ser amamentado. Foi a tia Lídia. Cresceu menino forte, saudável e bagunceiro como todos os outros que conhecemos.
O despertar para os estudos veio já no meio da adolescência. E o aluno que não dava muita atenção aos estudos, só se importava com notas para passar sofreu uma forte transformação.
O aluno relapso desapareceu e deu lugar a um estudante antenado, atencioso, cuidadoso. Entre os que convivem com ele, não faltavam descrentes e que pensavam até que era apenas fogo de palha. Mas ele provou que era diferente, queria mesmo estar entre os melhores.
Estudar virou mania. De manhã, a tarde, a noite. Até nos almoços de família, quando muito raramente aparecia, ele tinha sempre fórmulas e questões para serem resolvidas.
O resultado veio logo. Ao cabo de três anos do ensino médio vaio a aprovação em quarto lugar para engenharia elétrica da UNIR, décimo lugar para a engenharia de computação, lá no Ceará. Antes disso seu nome foi gravado na galeria dos destaques nas olimpíadas de física e matemática das quais participou.
Para a maioria dos rapazes que concluíram o ensino médio com louvor, isso já seria o máximo. Mas para o Vitor Saldanha Silveira não.
Ele quer mais, muito mais.
Esta semana embarca para São Jose´ dos Campos. Quer fazer um ano de Poliedro, uma das escolas e cursos que mais aprova para as universidades mais concorridas do país.
O curso pleiteado?
Engenharia Aeroespacial.
A primeira turma do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) começou recentemente. A seleção é tão seleta que apenas cerca de dez alunos foram aprovados no último vestibular.
Agora é hora de arrumar as malas. Ajeitar em cada cantinho a saudade dos que vão ficar, porque se tudo der certo, como todos nós esperamos, Porto Velho não será mais o seu domicílio.
Os sonhos do Vitor são os mais belos. Porque é próprio desta idade ter os maiores sonhos. Quem de nós, ou os leitores mais jovens, não sonhou ou sonham em ter uma grande profissão e brilhar, brilhar e brilhar com ela?
Nós estamos aqui nesta torcida. Seria maravilhoso se estivéssemos cercados por muitos Vitor, Hugo, Arthur Victor e tantos outros, para lembrar dos que mais têm se destacado.
Deus abençoe você. A Cida e o Raimundo vão chorar por algum tempo, mas todas as lágrimas serão recompensadas.
Assinar:
Postagens (Atom)